Odontologia Estética e Harmonização do Sorriso

A odontologia estética, ou dentística, é a área da odontologia que atua na esfera da cosmética e restauração dental.
A odontologia estética  ganhou mais espaço nos consultórios odontológicos nas últimas décadas. A evolução das técnicas, materiais e equipamentos, permitiram ao profissional da área aplicar seus conhecimentos em conjunto com a vontade do paciente. Um exemplo desse avanço foi a substituição do amálgama pela resina. O amálgama, um material bem resistente, mas que ganhava um aspecto escuro com o tempo, deu espaço às resinas compostas, que deixam os dentes com um aspecto natural e tem a mesma resistência, sem escurecer.
Mas o que há disponível em termos de tratamentos para que se transforme consideravelmente o aspecto do sorriso, deixando-o harmonioso?

Clareamento dental:  Pode ser feito a Laser ou com a técnica Convencional/Mista (sob supervisão do profissional).

Fig. 1 –  Clareamento a Laser

Facetas ou Lâminas de porcelana e Lentes de contato dental: podem ser aplicadas em mais de um dente e servem para corrigir cor, formato e tamanho (especialmente alongando dentes curtinhos)

Fig. 2 – Lente de Contato Dental
Fig. 3 –  Faceta de porcelana

                               

Reconstituição de dentes: às vezes é possível reconstruir parte do dente, após quebra, utilizando-se resina composta

                                         

Fig. 5 – Reconstrução com resina composta

 

Troca de restauração: substitui-se o amálgama escurecido pela resina composta.

Fig. 8 – Restauração com resina composta
Preenchimento de espaços entre dentes (diastemas):  espaços interdentais podem ser corrigidos com restaurações diretas em resina composta, além da opção das facetas de porcelanas.
Fig. 7 – Distema

Gengivoplastia (Plástica Gengival): o sorriso gengival pode ser corrigido através de uma simples cirurgia em que o dentista remodela a gengiva retirando o excesso de tecido e reconstruindo seu contorno ao redor dos dentes, que ficam mais longos.

Fig. 8 – Planejamento de retirada de excesso gengival

                                                              

O paciente que procura os tratamentos da odontologia estética,  vê bons resultados, ganha mais confiança, fica mais feliz e motivado a cuidar melhor de sua saúde bucal. E é bom lembrar que a estética do sorriso não está somente ligada ao processo de elevar a autoestima e harmonizar o sorriso do paciente, ela também melhora consideravelmente a funcionalidade da arcada dentária.

 

Dr. Marvio Charles – Cirurgião Dentista – CRO 5704

#DENTÍSTICA  #ODONTOLOGIAESTÉTICA #CLAREAMENTODENTAL #GENGIVOPLASTIA #DIASTEMA #FACETASDENTAIS #FACETADEPORCELANA #LENTEDECONTATODENTAL #CONFIDENTS

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.