APARELHO DENTÁRIO FIXO

Uma das formas indispensáveis para se atingir uma completa saúde bucal é colocando os dentes em seus devidos lugares, ou seja, nas posições corretas. Dentes tortos ou mal posicionados acarretam mordida errada, dores na região da face, movimentação indevida dos dentes, desgastes dentais; além de um maior acúmulo de placa devido ao apinhamento dos dental.

Para conseguir movimentar os dentes e levá-los para os posicionamentos ideais, a Odontologia se utiliza dos aparelhos dentários para se aplicar as diversas técnicas disponíveis para movimentar os dentes eficientemente.

Existem diversos tipos de aparelhos dentário, mas podemos destacar alguns abaixo:

  • Aparelho metálico: executa a movimentação dental necessária em aproximadamente 2 (dois) anos  e seus componentes são metálicos. O arco é preso nos componentes metálicos através de borrachinhas.

aparelho-metalico

 

  • Aparelho estéticos: seus componentes são feitos de materiais estético, deixando-os mais discretos. Pode-se destacar o aparelho de porcelana e safira. O arco é preso nos componentes (porcelana ou safira) através de borrachinhas.

aparelho-porcelana

 

  • Aparelho Auto-ligado: é um tipo de aparelho que proporciona a movimentação dental em um tempo menos. Executa a movimentação necessária em cerca de 1 (um) ano. O arco é preso diretamente nos componentes metálicos, sem o uso de borrachinhas.

aparelho-autoligado

 

  • Alinhadores invisíveis: são placas semelhantes às de clareamento dental, fáceis de colocar e retirar, que podem ser utilizadas para realizar pequenas movimentações dentárias, sem a necessidade de uso do aparelho fixo.  essixessix2

Estes alinhadores são indicados nas seguintes situações:

– Pacientes que já usaram aparelho fixo e ainda necessitam de pequenas movimentações para deixar o sorriso mais alinhado

– Pacientes que tem seus dentes levemente mau posicionados, necessitando apenas de pequenas movimentações para deixar o sorriso mais alinhado.

Abaixo, um paciente com pequenos espaços entre os dentes e discretos desalinhamentos. Caso que pode ser resolvido com os alinhadores invisíveis.

diastema-frontal

 

O tratamento com estes alinhadores invisíveis normalmente é rápido, durante em média 6 meses.

 

É de extrema importância que o paciente esteja com sua saúde bucal em dia antes do início de um tratamento com aparelho dentário. Como os dentes serão movimentados, eles devem estar completamente saudáveis para que possam ser submetidos à esta movimentação. Cáries, tratamento de canal, limpeza e extrações corretamente indicadas devem ser realizadas antes do início do tratamento com aparelhos dentários.

Outro aspecto muito importante a ser avaliado antes do início deste tratamento é a condição de saúde da gengiva e osso onde os dentes estão inseridos, pois trata-se da base onde os dentes estão inseridos. Esta base deve estar totalmente saudável para suportar a movimentação que os dentes serão submetidos. Para isto, a Confidents conta com um especialista em Periodontia (tratamento da gengiva) para avaliar e cuidar da saúde gengival de seus pacientes.

O tratamento com aparelho dental pode ser realizado em pacientes de todas as idades.

Ligue-nos para avaliarmos o seu caso:

  • Confidents Unidade Centro: (48) 3025-3090 ou (48) 99143-7975
  • Confidents Unidade Palhoça: (48) 3093-3838

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.