PASTAS OU CREMES DENTAIS “CLAREADORES”: O QUE FAZEM?

Elas estão presentes na maioria das listas de compras de clientes de supermercados e farmácias. Prometem dentes brancos e sorriso iluminado. Mas saiba o que realmente são capazes de fazer por seus dentes.

          No mercado estão disponíveis versões com diferentes mecanismos de ação, conforme a substância ativa que contém em sua fórmula. Mas a verdade é que o clareamento real, aquele em que se atinge camadas mais profundas do dente, não são possíveis com a simples utilização desses produtos de venda livre. O que esse produtos promovem, em geral, é uma abrasão da superfície dental, removendo manchas externas, causadas por alimentos, bebidas e pelo fumo. No caso dos peróxidos, como o de carbamida, o efeito clareador não é conseguido pelos cremes dentais, já que para terem a ação branqueadora, deveriam estar em uma concentração bem superior a encontrada nas versões livremente comercializadas. O peróxido de hidrogênio não está presente nesses produtos, pois não tem estabilidade na fórmula, mas ele é utilizado pelo dentista nos procedimentos de clareamento dentários, e aí o resultado realmente ocorre. Já os corantes, como o Blue Covarine, presente em alguns produtos, nada mais faz que depositar partículas sobre a superfície dental,  causando um efeito óptico de branqueamento. Esse efeito dura poucas horas, ou minutos, bastando que se faça a ingestão de líquidos para que o efeito seja ainda mais curto. Ah, ele não produz real clareamento.
   Tabela: Substâncias e sua ação.

Onde mora o problema?

As substâncias abrasivas causam desgate do esmalte, expondo a dentina, camada interna do dente, causando dor e sensibilidade. Todos os cremes dentais, inclusive os infantis, apresentam abrasivos. Porém, nos “branqueadores”, eles estão em maior concentração. A porosidade oriunda da abrasão permite a penetração de pigmentos contidos nos alimentos e bebidas, o que a longo prazo acaba manchando os dentes. Controverso, não é?!
           Pense bem!  O clareamento seguro, real e duradouro, deve ser feito pelo dentista ou sob a supervisão do profissional.
Dr. MARVIO CHARLES – Cirurgião Dentista – CRO: 5704              

#clareamentodental #clareamentodentário #cremedental #pastadedente #confidents

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.