PRINCIPAIS MOTIVOS DA PERDA DE DENTES

SINAIS DE RISCO PARA A PERDA DE DENTES

Perder dentes não é normal, nem mesmo na terceira idade. A maioria das causas que levam a essa perda podem ser evitadas e, em geral, envolvem uma correta e assídua higiene bucal e a visita periódica ao dentista. Porém, se algum sintoma já se faz presente, atente-se e procure um dentista.

SENSIBILIDADE OU SANGRAMENTO DA GENGIVA

Uma gengiva que sangra durante a escovação, ao usar o fio dental ou enquanto você come, é um dos sintomas mais comuns da infecção periodontal, doença gengival que compromete seriamente o suporte dos dentes.

Sensibilidade dentária e sangramento gengival

PERIODONTITE

Também é uma infecção periodontal e a causa mais comum de perda dentária. Esse quadro atinge as estruturas de suporte dos dentes e que causa a perda óssea no local. Essa doença pode progredir de maneira a causar a perda de todos os dentes ou danificá-los de uma forma que não será possível repará-los, quando então têm que ser extraídos.

Periodontite

BRUXISMO

Hábito de ranger ou apertar os dentes, especialmente ao dormir. Ocorrem desgastes relevantes nos dentes e extremo estresse nas estruturas de suporte, provocados pelo atrito constante e alta intensidade de pressão aplicada no apertamento.

Bruxismo

RETRAÇÃO DA GENGIVA

A periodontite, quando não é tratada, pode provocar a retração da gengiva e a perda dos dentes. Neste ponto, somente uma escovação adequada não será suficiente para tratar o problema. O dano é irreversível e precisa ser avaliado por um dentista.

Retração gengival

DENTES FROUXOS

A parte da gengiva que sustenta os dentes pode ficar debilitada, devido ao acumulao de placa. Os tecidos do osso acabam então se danificando, culminando no afrouxamento dos dentes, que podem  mudar de posição e até cair. É importante observar se esse afrouxamento está presente, ele é facilmente identificado pelo dentista.

Quadro avançado de afrouxamento dentário

CÁRIE

Causada pela descalcificação do esmalte e invasão de bactéria, que quando não tratadas em tempo, amolecem e destroem a estrutura dental.

Cárie

TRAUMA DENTAL DE IMPACTO

Muitas vezes uma fratura da raiz, após um trauma, pode não ser evidente e a infecção se manifestar muito tempo depois. Ocorre também, às vezes, de serem tratados após o trauma e darem a impressão de estarem bem até muitos anos mais tarde, quando a reabsorção óssea torna-se aparente, levando muitas vezes a perda do dente. Em caso de trauma, a consulta ao dentista é imprescindível, pois pode não estar tudo bem.

Consulte o dentista periodicamente, pois alguns problemas bucais podem tornar-se irreversíveis, ocasinando a perda de dentes. Esses problemas, quando em processo inicial de desenvolvimento, são facilmente detectados e tratáveis. Valorize seus dentes!

Dr. Marvio Charles – Cirurgião Dentista – CRO 5704

#cárie #traumadentário #retraçãogengival #retraçãodegengiva #periodontite #gengivasangrando #bruxismo #sensibilidadedentária #extraçãodentária #doençagengival #doençadagengiva #sorrisobonito #saúdebucal #confidents

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.