TRATAMENTO DE CANAL

O dente é uma estrutura viva, que possui inervação e circulação, estruturas essas que estão no interior do canal dentário.

estrutura-dental

Alguns eventos podem levar a morte de um dente, como por exemplo:

  • Cárie Dentária
  • Traumas
  • Choques muito bruscos de temperatura.

carie-t

Assim que o dente morre, aquele tecido (inervação e circulação) que encontra-se dentro inicia seu processo de decomposição, tornando-se um foco de infecção que pode espalhar para outros dentes da boca e até mesmo de todo o organismo (inclusive o coração).

infeccao

Para interromper este processo é necessário retirar este tecido morto de dentro do dente, limpá-lo, desinfeccioná-lo e e inserir um material que não permita mais a instalação de infecções dentro deste canal, ou seja, tratar este canal.

tratamento

O tratamento de canal é uma medida que permite continuar utilizando o dente, mesmo ele estando morto. Após finalizado, o dente pode ser restaurado ou ser utilizado como um pilar para a colocação de uma prótese ou mais.

tratamento

Em boa parte das vezes, este processo que leva à morte do dente causa muita dor e/ou inchaço no rosto, levando o paciente imediatamente a procurar o dentista. Primeiramente é realizada a abertura deste dente e colocação de um curativo, o que normalmente cessa a dor de dente. É neste momento que muitos pacientes acreditam que o problema está resolvido e acabam não completando o tratamento de canal. Porém, caso o tratamento de canal não seja finalizado, o dente pode aumentar seu grau de infecção, voltar a doer e espalhar esta infecção para outras estruturas do corpo.

endocardite

É comum que alguns pacientes entendam que o tratamento de canal está finalizado após esta primeira etapa de abertura do dente e colocação de curativo. O dente só está com o tratamento de canal finalizado quando os canais estão repletos com um material que não permite mais a instalação de infecções. Isto pode ser observado através de Rx, onde os canais apresentam-se na coloração branca conforme a imagem do Rx abaixo:

obturacao

Muitas vezes o dente está morto, sem tratamento de canal e não apresenta nenhuma sintomatologia de dor. Nestes casos, o tratamento de canal se faz necessário, pois mesmo sem estar doendo, o dente está morto e com muita infecção, o que pode levar silenciosamente a um abcesso dentário e às outras consequências já descritas aqui.

abcesso

Outro sintoma que pode indicar que o dente está morto e necessita de tratamento de canal é quando aparece algum ponto de pus na gengiva, que é proveniente do canal dentário do dente mais próximo.

bolinha-na-gengiva-fistula

Caso você sinta algum destes sinais ou sintomas, ligue imediatamente para:

  • Confidents Unidade Centro: (48) 3025-3090 ou (48) 99143-7975
  • Confidents Unidade Palhoça: (48) 3093-3838

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.